Tatuagens que mudam de cor de acordo com suas possíveis doenças

Notícias, reviews e dicas sobre tecnologia, smartphones, gadgets, android, iOS, informática, apps, xiaomi, apple, windows, filmes e muito mais.

Tatuagens que mudam de cor de acordo com suas possíveis doenças


Cientistas alemães desenvolveram uma tatuagem intradérmica que pode mudar de cor em resposta à mudança nos níveis de glicose, albumina ou pH, servindo como um poderoso indicador do seu estado de saúde.

Apesar de ainda não terem sido testadas em seres humanos, os testes iniciais já foram realizados em porcos, testes esses que fundamentam que estas tatuagens podem ser a chave para o controlo em tempo real de doenças crônicas, como diabetes ou insuficiência renal. O seu segredo reside no fato de que as cores mudam à medida que as concentrações dos principais biomarcadores mudam.
A pesquisa, que foi publicada na Angewandte Chemie International Edition  e liderada pelo engenheiro químico Ali Yetisen, da Universidade Técnica de Munique, foi capaz de estimar com precisão as concentrações baseadas em fotos de tatuagens tiradas através de smartphones. Mais um passo para a medicina personalizada, modificação corporal e biomonitoramento.
Estes três biomarcadores foram escolhidos porque eles geralmente indicam que algo não está bem no organismo. A albumina é uma proteína no plasma sanguíneo e, quando os níveis são baixos, pode indicar problemas renais ou hepáticos, enquanto níveis elevados podem indicar problemas cardíacos. 
Enquanto isso, a glicose deve ser controlada, pois está intimamente ligada ao diabetes, que afeta a capacidade do organismo de metabolizar açúcares, e mudanças no nível de pH do sangue (acidose por baixo pH, alcalose por alta) podem eles ser causados ​​por uma variedade de problemas que geralmente requerem tratamento médico.
"As aplicações dos sensores podem se estender até a detecção de eletrólitos, proteínas, microorganismos patogênicos, gases e estado de desidratação",escreveram os pesquisadores. "Os sensores dérmicos desenvolvidos podem ter uma aplicação em diagnósticos médicos para monitorizar uma ampla gama de biomarcadores de metabólitos."
Anterior
« Prev Post
Seguinte
Next Post »